domingo, 4 de março de 2007

A escolha

Como já mencionei na descrição do blog, o objeto de estudo dele é o desenvolvimento da Psicologia ao longo do século XIX. Optei por essa ciência porque acho importante e muito interessante entender o comportamento humano, incluindo as emoções, angústias, medos e preocupações que estão inseridos na subjetividade de cada um.
Qual o significado dos sonhos? Qual o efeito do nosso subconsciente sobre nossa vida? Qual o sentido da nossa existência? Responder esse tipo de pergunta é essencial, tendo em vista a grande variedade de mitos que se criam em torno desses assuntos que tanto afligem o homem.
Agora uma breve introdução. "A Psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história". Essa frase reproduz uma verdade histórica dessa ciência: existiam, já na Antigüidade, estudos amplos sobre processos cerebrais, sobre as funções dos órgãos sensoriais e sobre perturbações destas funções em caso de lesões cerebrais; somente, porém, no século XVI, aparece o termo psicologia com Rodolfo Goclénio. Etimologicamente, a palavra psicologia quer dizer "estudo da alma": psiché (alma) + logos (razão, estudo).
Bom, por hoje é só.

Fonte: www.identidadeprofissional.com

Um comentário:

Silvana Schuler Pineda disse...

Boa escolha! Século do nosso conhecido Freud. Terás um belo assunto.
Um abraço